top of page

PNC Sophia

cinesophia1.png

O projeto é o Plano Nacional de Cinema direcionado para o público escolar criando condições para que se possa desenvolver o gosto pelo cinema, valorizando-o enquanto forma de arte, através de uma lista de filmes adequados a todos os níveis de ensino/escolaridade. O programa visa desenvolver a literacia para o cinema e divulgar obras cinematográficas criteriosamente selecionadas, preferencialmente portuguesas. O cinema é uma ferramenta pedagógica transversal a todas as áreas disciplinares. Paralelamente são associados ao projeto, festivais de cinema e outras iniciativas enquadradas no Plano Nacional das Artes bem como uma oficina de imagem animada. Enquadramento legal: Despacho 65/2022, de 5 de janeiro

Responsável pelo projeto

Professora Maria de Lurdes Miranda da Silva Natário

Dinamizadores/Equipa

Professora Eduarda Regalado - Educação Física
Professora Jaqueline Loureiro - Francês
Professora Margarida Travanca - Português (2º. ciclo)
Professora Pilar Carvalho - EV/ET + Coordenação PNA
Professora Sílvia Rodrigues - EV/ET
Professora Sandra Silva - docente bibliotecária
Professora Madalena Alves - Português (3º. ciclo)

Para a divulgação das ações do PNCSophia:
Professor Luís Alexandre - adjunto na Direção
Professora Anabela Sousa - Coordenação de Projetos

Público-alvo

Toda a Comunidade Educativa

Entidades externas envolvidas

Plano Nacional de Cinema e entidades associadas ao mesmo (por exemplo, o ICA).

Objetivos / Atividades

A LITERACIA PARA O CINEMA - Implementar a literacia para o cinema junto do público escolar e de divulgação de obras cinematográficas nacionais, junto das escolas portuguesas e escolas portuguesas no estrangeiro, de acordo com o exposto na Lei 55/2012, de 6 de setembro.

A FORMAÇÃO DE PÚBLICOS - Garantir os instrumentos básicos de «leitura» e compreensão de obras cinematográficas e audiovisuais, despertando nos jovens o prazer para o hábito de ver cinema ao longo da vida, bem como a valorização do cinema enquanto arte, junto das escolas e respetivas comunidades educativas.

O ENVOLVIMENTO DAS ESCOLAS - Divulgar o PNC junto dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, prestando informação adequada para o seu envolvimento e participação no projeto.

A ARTICULAÇÃO DO CINEMA COM O CURRÍCULO- Promover formas de articulação e flexibilização curricular através do cinema. A COLABORAÇÃO COM

O SETOR DO CINEMA E AUDIOVISUAL - Colaborar com entidades do setor do cinema e audiovisual, em prol do ensino e aprendizagem do cinema e da formação de públicos para o cinema.

A DIVULGAÇÃO E EXIBIÇÃO DE CINEMA - Adotar procedimentos legalmente adequados a assegurar o cumprimento de normas relativas à divulgação e exibição de cinema junto das comunidades educativas.

 

O Plano Nacional das Artes tem como um dos princípios estratégicos "trabalhar em conjunto com o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Cinema, o Programa de Educação Estética e Artística, a Rede Portuguesa de Museus–e o recém-criado Arquivo Nacional do Som–, de modo a articular e potenciar a ação de todos, construindo pontes entre estes organismos para consolidar a coerência entre todos ao nível dos objetivos, valores e estratégias de intervenção".

 

Algumas das atividades variam de ano letivo para ano letivo. Outras são fixas, como por exemplo, o Festival de Cinema Cinanima, o Festival de Cinema IndieJúnior, a Semana do Cinema Francês, o Cinema está à tua espera, Young Audience Award, atividades em conjunto com a BE... No presente ano letivo estão a decorrer Oficinas de Animação, no 1º. e 2º. ciclos.

Links Relacionados

bottom of page