top of page

PNA - PCE Germinar

PNA-5---Pilar-Carvalho.png

O Projeto Cultural de Escola GERMINAR integra-se no Plano Nacional das Artes, enquanto medida do Programa "Indisciplinar a Escola". Como principal desejo, com o envolvimento de toda a comunidade educativa, pretende-se reforçar elos de ligação ao passado, encontrando percursos de equilíbrio e sustentabilidade, de compromisso com uma cidadania ativa, que garantam o futuro das novas gerações.

Responsável pelo projeto

Professora Mª Pilar Carvalho

Dinamizadores/Equipa

Professores Pilar Carvalho, Luís Alexandre, Madalena Alves, Anabela Sousa, Lurdes Natário, Sandra Silva, Conceição Nunes

Público-alvo

Pré-Escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo, Toda a Comunidade Educativa

Entidades externas envolvidas

FLUP – Doutoranda Cátia Oliveira

Federação do Folclore Português: Grupos de folclore locais (Rusga de Arcozelo, Grupo de Danças e Cantares de Serzedo, Rancho Folclórico de S. Félix da Marinha)

E.L.A. - Prof. Mike Weber

CMG - Dra. Paula Carvalhal

Chãos de Ferro/Teatrónomo - Dr. Pedro Ribeiro

Ass. Pais ASMB - D. Sara Pinto

Objetivos / Atividades

Este projeto é plurianual e está pensado para cumprir os seguintes objetivos:

a) Criação de um programa cultural de escola/agrupamento para a fruição e produção cultural que integre a diversidade de manifestações e linguagens artísticas, em formatos transdisciplinares e transversais ao currículo e aos vários projetos e planos em implementação na escola, procurando integrar dinâmicas que envolvam agentes culturais e sociais de proximidade.

b) Dinamização de atividades que promovam o olhar/levar a olhar (ouvir, sentir…) para o património, desde logo o de proximidade, promovendo o conhecimento dos elementos que o constituem, enquadrados no tempo e no espaço.

c) Dinamização de atividades que articulem os vários planos e projetos em desenvolvimento no agrupamento, com relevância para os projetos internos: Ensemble Sophia de Mello Breyner, Rádio Sophia e Notícias de Sophia.

d) Promoção de dinâmicas de trabalho e de iniciativas de âmbito cultural e artístico, desenvolvidas dentro e fora da escola.

e) Envolvimento de todo o agrupamento de escolas nas dinâmicas a implementar.

De Pernas Pró Ar - Plano de Ação 2022|2024

A implementação do Projeto Cultural de Escola – Germinar foi iniciada em 2021, ficando condicionada ao contexto da pandemia. No ano letivo 21.22, as atividades desenvolvidas foram enquadradas no lema Bem-estar. Findo o contexto pandémico, considerou-se fundamental imprimir uma nova dinâmica ao projeto, aproveitando toda a experiência e reflexão desenvolvidas no percurso.

O Plano de Ação para 2022.2024, pretende revolver os sentidos, inquietar o pensamento, encontrar outros significados, despertar a curiosidade, cumprindo o propósito do programa em que se integra: Indisciplinar a Escola.

Pretende-se a articulação dos vários projetos e planos, possibilitando diferentes perspectivas e sentidos, enquadrados em três linhas de ação: Programa Cultural do Agrupamento, Património das Tradições e Património Natural . Pretende-se, ainda, a implementação da Medida Artista Residente, tendo sido realizada a respetiva candidatura pelo Agrupamento.

O Projeto

Links Relacionados

bottom of page