top of page
346297447_949276259654113_4910234186737391180_n.jpg

Clube Europeu Sophia

clubeEuropeu.png

1. Os Clubes Europeus são centros dinamizadores de atividades nos domínios de Cidadania e Desenvolvimento ligados ao conceito de cidadania europeia.
2. O Clube Europeu Sophia de Mello Breyner foi criado em estabelecimento do ensino básico Sophia de Mello Breyner e adaptado ao contexto da Escola e da comunidade onde se insere.
3. O Projeto do Clube Europeu foi aprovado pelo respetivo Conselho Pedagógico e consta do Plano Anual de Atividades.
4. Para ser reconhecido institucionalmente, o Clube Europeu Sophia está inscrito na Base de Dados da DGE, passando a integrar a Rede Nacional de Clubes Europeus (RNCE).
5. O Clube Europeu Sophia tem por objetivo:
✓ Criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu de cidadania ativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade em que estão inseridos;
✓ Promover, com o recurso a parcerias, ações de dinamização tendentes a uma melhor informação;
✓ Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças;
✓ Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural;
✓ Promover ações sobre o património cultural e natural da Europa;
entre outros

Responsável pelo projeto

Professora Mª Cecília Morais

Dinamizadores/Equipa

Professores Cecília Sarmento, Daniela Martins

Público-alvo

Toda a Comunidade Educativa

Entidades externas envolvidas

Rede de Clubes Europeus, Águas de Gaia,

Centro de Educação Ambiental para as Ribeiras de Gaia,

Câmara Municipal de Gaia,

Centro de Ciência Viva,

Conselho Municipal da Juventude

Objetivos / Atividades

Título: “Juventude – O futuro da Europa”
Relatório Clube Europeu 2023

Objetivo I:
Realizar atividades que promovam o trabalho de equipa

Atividade I prevista para o objetivo I:
Comemoração dos Direitos Humanos na semana de 5 a 9 de dezembro. Os membros do Clube Europeu Sophia nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento comemoramos o Dia da Declaração dos Direitos Humanos. Como fazemos todos os anos, quisemos celebrar este dia dando a conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos, através de diversas atividades e organização de uma exposição de trabalhos no Polivalente da escola. Os alunos das turmas do sexto ano A, F e H realizaram a árvore dos Direitos Humanos. Os alunos das turmas do sétimo A e B participaram na atividade “V. de Vitória” que consistia em imaginar uma alternativa de futuro para o mundo e a encontrar meios para garantir que os jovens em todo o mundo tenham acesso aos mesmos direitos humanos. Esta atividade permitiu incentivar a participação dos jovens na vida cívica, democrática e solidária. Os alunos das turmas do oitavo A, B e C refletiram e escreveram em grupo o que cada uma das pessoas de uma comunidade precisa para viver bem e com dignidade. Comunidades estas que diziam respeito a Jovens, Mulheres, Homens e Crianças, que merecem ser respeitadas simplesmente porque são seres humanos. Por fim, os alunos em grupo fizeram a correspondências entre as situações escritas e os artigos dos direitos. Os alunos das turmas do oitavo D e nono D realizaram pesquisas sobre personalidades que defenderam os Direitos Humanos, ao longo dos tempos.
Clube Europeu Sophia • Cidadania e Desenvolvimento • Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos (aesophiambreyner.org)

Atividade II prevista para o objetivo I:
Visita de estudo a Guimarães com os alunos do 7.º ano que inclui uma visita guiada ao Paço dos Duques e ao Castelo de Guimarães e realização de uma atividade no Centro de Ciência Viva, com vista a: salientar a importância do Património cultural e artístico; elaborar esboços da paisagem descrevendo os seus elementos essenciais (humanos e naturais); “Um Olhar Sobre a Geologia”, que inclui um percurso pelo Centro Histórico de Guimarães com o objetivo de identificar os diferentes recursos geológicos usados na paisagem urbana; desenvolver capacidades de observação, análise e comunicação; promover o trabalho de equipa e a sociabilidade entre alunos e professores; motivar os alunos para a aprendizagem das Ciências Humanas e Naturais.

Atividade III prevista para o objetivo I:
“Faz parte do teu futuro - Ano Europeu da Juventude”
Podcast gravado pelos membros do Clube Europeu Sophia para a Rádio Escolar para a divulgação de temas importantes para o futuro dos jovens, assinalando o Ano Europeu da Juventude. Objetivos: Promover a divulgação de boas práticas, a realização de estudos e investigação e a recolha de dados, estatísticas e outras informações sobre a situação dos jovens em Portugal, na União Europeia e no Mundo; Promover a aquisição de uma melhor compreensão sobre as várias oportunidades que os jovens têm à sua disposição a nível da União Europeia, nacional, regional e local, bem como na promoção ativa dessas oportunidades; Promover um debate inclusivo e acessível sobre os desafios com que se deparam os jovens ; Promover a sensibilização para transmitir aos jovens valores como o respeito, a igualdade, a justiça, a solidariedade, o voluntariado, o sentimento de pertença e segurança, e de serem ouvidos e respeitados. Até agora já gravaram em grupo, 3 podcast sobre os temas escritos pelos autores da gravação: Saúde Mental, Afetos e Dia Internacional da Mulher.
Ep17_2022-23 — Rádio Sophia | Podcast no Spotify

Objetivo II:
Promover a consciência ambiental, criar sinergias e desenvolver competências

Atividade I prevista para o objetivo II:
“Areal Limpo, Areal Saudável”
Os alunos de diferentes níveis de ensino (1.º, 2.º e 3º ciclo), Pais e Encarregados de Educação e Professores do Agrupamento de escolas de Sophia de Mello Breyner participaram no dia 15 de outubro numa ação de limpeza de praias, desde a praia da Granja até à praia de Aguda. Em apenas 2 horas, no total de cerca de 800 metros de extensão, foram recolhidos 200 kg de resíduos.
Esta atividade teve como objetivo envolver a comunidade escolar (cerca de 300 pessoas) na sensibilização para a poluição – principalmente por plástico. Na praia, os alunos recolheram os resíduos, principalmente plásticos e beatas de cigarro, mas também vidro, papel/cartão, metal, artigos sanitários e madeira processada, como paus de gelados e colheres. Perceber as origens dos resíduos e a quantidade que podemos produzir é um dos passos para agir na mudança de comportamentos do dia-a-dia, optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema. Os alunos escreveram um artigo para o Jornal da Escola.
Totais de participantes – 319 participantes: 1.º, 2.º ciclos – 87 alunos / 3.º ciclo – 97 / 117 pais e EE / 18 professores
Notícias de Sophia • 1.º Semestre (aesophiambreyner.org)
Cidadania e Desenvolvimento • Limpeza da Praia (aesophiambreyner.org)

Atividade II prevista para o objetivo II:
“Sophia Mar e Atmosfera”
O projeto “Sophia Mar e Atmosfera” inclui atividades para sensibilizar a comunidade escolar para o estudo da meteorologia e da importância do seu papel na sociedade. Do projeto “Sophia Mar e Atmosfera” faz parte a gravação de um Podcast com a previsão do estado do tempo para o fim-de-semana, emitido às sextas-feiras na Rádio da Escola. Os alunos de nono ano em contacto com o sítio do IPMA, elaboram uma previsão do estado do tempo realizando uma análise aos elementos do clima. Fez parte deste projeto a construção de um Placard Informativo com a previsão do estado do tempo para todos os dias úteis da semana e foi colocado num local de destaque na Escola, de forma a informar toda a comunidade escolar do estado do tempo semanal. Todas as semanas, dois alunos de uma turma do 3.º ciclo encarrega-se de fornecer informação atualizada e pertinente, tendo por base e referência o site do IPMA, facilitando, assim, a observação do estado do tempo a todos os professores, alunos e auxiliares. Para dar mais ênfase a este projeto o Clube Europeu decidiu lançar um concurso para a criação de um logótipo para o projeto “Sophia Mar e Atmosfera” que, simultaneamente, o caracterize e constitua um símbolo identificativo a nível da comunidade escolar. Concorreram 8 alunos e foram entregues certificados a todos os candidatos e os prémios aos primeiros classificados.
Geografia • Sophia Mar e Atmosfera (aesophiambreyner.org)
Rádio Sophia • Spotify (aesophiambreyner.org)

Atividade III prevista para o objetivo II:
Documentário ambiental
No segundo semestre os alunos de diversas turmas 2.º e 3.º ciclos após um debate selecionam um tema para a realização de um documentário em formato de vídeo, focado nos problemas ambientais: locais, nacionais ou internacionais. Os alunos procuraram as causas, consequências e soluções para o tema/problema. Segue-se a marcação de uma sessão de apresentação e debate online sobre o documentário em articulação entre os ciclos. Objetivos: Promover a reflexão sobre causas/consequências das alterações climáticas; Promover a proteção da biodiversidade e proteção do território e da paisagem; Educar para o desenvolvimento sustentável; Sensibilizar para a importância da preservação ambiental; Colabora e coopera sistematicamente com espírito de partilha e entreajuda; Colabora plenamente em diferentes contextos comunicativos; Integra e mobiliza diferentes conhecimentos sobre os domínios/assuntos abordados de forma crítica/criativa para a resolução de problemas.

Objetivo III:
Refletir sobre temáticas relacionadas com a Juventude

Atividade I prevista para o objetivo III:
Comemorar o dia 9 de maio
Mesa-redonda “A Juventude: Provoca, muda e Transforma”, no dia 12 de maio. Este encontro é realizado no âmbito do Clube Europeu Sophia tem por objetivos debater as questões da Estratégia da U.E. para a Juventude 2019-2027, incentivar a participação dos jovens na vida cívica e democrática; promover a participação voluntária, a solidariedade e a compreensão científica e cultural dos jovens; apoiar a capacitação dos jovens na transição para o mercado de trabalho e assegurar a sua capacitação.
Nesta mesa-redonda participarão o Dr. Elísio Pinto, Presidente do Conselho Municipal de Juventude; a Dr.ª Rosália Vargas, Presidente do Centro de ciência Viva; os ex-alunos -Hugo Moreira, Sofia Baqué, Mónica Monteiro e Sara Tavares; , o Ensemble Sophia, grupo instrumental e alunos do 3.º ciclo. Os alunos irão escrever um artigo para o Jornal da escola.
"Notáveis da minha escola" - Os alunos do 7.ºA e B, na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento dão a conhecer melhor e a dar a conhecer, as mulheres que se têm destacado nas mais diversas áreas de estudo, realizando páginas de manuais, reforçando o contributo que tiveram para a história, presente ou passada, que lhes devia abrir as portas à presença em páginas dos manuais escolares, figurando em paridade com os homens, no destaque do seu trabalho. Os trabalhos serão enviados para C.D., DGE.MEC até final de abril.

Atividade II prevista para o objetivo III:
Teatro Pedagógico sobre a sexualidade e os afetos – realização de um podcast sobre os afetos.
No dia 11 de janeiro de 2023, os alunos das turmas do oitavo e nonos anos assistiram a uma peça de Teatro Pedagógico sobre Educação Sexual, intitulada “Deixem o sexo em paz”, pela companhia de Teatro Maria Paulos. Esta produção é dirigida ao público escolar no intuito de suscitar curiosidade para uma procura de novas leituras que permitam aos jovens desenvolver o espírito crítico, a capacidade de análise e a sensibilidade artística, partindo de vivências do quotidiano dos jovens e suas famílias. Para o Jornal da escola os alunos do 8.ºC – Carina Garcia; Carolina Mendes; Maria Luísa Lopez; Ricardo Leite e Rita Ferreira, escreveram um artigo.
Promoção e Educação para a Saúde e Cidadania e Desenvolvimento • Teatro Pedagógico (aesophiambreyner.org)

Atividade III prevista para o objetivo III:
Parlamento dos jovens – “Saúde mental dos jovens, que desafios que respostas”
Este Programa Parlamento dos Jovens, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Tem uma tradição já longa na nossa escola. Desenvolve-se em várias fases ao longo do ano letivo.
1.ª fase: Escola - Debate nas turmas de 3.º ciclo (15) do tema proposto anualmente: “Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?”. Organizamos, além deste, um debate especial, no dia 16 de janeiro, com a participação de uma Deputada da Assembleia da República, Dr.ª Patrícia Faro (PS) no qual participaram 75 alunos em representação das 15 listas. Segue-se o Processo eleitoral, em que se inclui a formação de listas candidatas à eleição de deputados, a campanha e a eleição dos deputados à Sessão Escolar. Na Sessão Escolar, no dia 18 de janeiro, onde se aprovou o Projeto de Recomendação da escola e se elegeram os respetivos representantes às Sessões Distrital. Na 2. ª fase: Sessão Distrital do Porto, onde as duas deputadas efetivas irão participar, nos dias 20 e 21 de março (Ermesinde) juntamente com a Presidente de Mesa que é uma aluna da nossa escola e onde se reúnem os deputados que representam as escolas de cada distrito ou região autónoma, para aprovar os Projetos de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os vão representar nesta Sessão. Preparação das deputadas da escola com a participação do grupo de Psicólogas da nossa escola. Na 3. ª fase: Assembleia da República Realização da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, onde se reúnem os deputados jovens, a nível nacional, representando cada distrito ou região autónoma, na qual se aprova, após debate em Comissões e em Plenário, a Recomendação final sobre o tema daquela edição do Parlamento dos Jovens. A aluna do 8.ºB, Lara Ribeiro que ao longo do Programa foi deputada, Presidente da Mesa da Sessão Escolar, Presidente da Mesa da Distrital foi eleita para Presidente da Nacional na Assembleia da República.
Os Objetivos do Programa • Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; • Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; • Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente; • Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; • Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; • Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político. Os alunos escreveram um artigo para o Jornal da escola. Os alunos gravaram um Podcast sobre a Saúde Mental.
Parlamento Jovem • Debate sobre Saúde Mental (aesophiambreyner.org)

O Projeto

Links Relacionados

bottom of page