Ensemble Sophia

O Ensemble Sophia de Mello Breyner surgiu no ano letivo de 2005-2006. É um grupo instrumental constituído por flautas (transversais e de bisel), instrumentos Orff de altura definida (xilofones, metalofones, jogos de sinos) e de altura indefinida (pandeiretas, tamborins, clavas, …), violinos, violoncelos, guitarras e piano. Pretende ser um espaço de cultura e de partilha de vivências musicais entre alunos e ex-alunos da escola e os professores responsáveis. Os ensaios realizam-se à quarta-feira, das 18h.30 às 20h.00. É interessante constatar que alunos que seguem a sua vida noutras instituições escolares voltam, semanalmente, a esta escola pelo prazer de tocar. O facto de a disciplina de Educação Musical fazer parte do currículo dos alunos desta escola, desde o 5.º ao 9.º ano, permite criar um gosto pela prática musical que se mantém até para além destes ciclos de estudos.

Esta orquestra escolar dá aos alunos a possibilidade de desenvolverem as suas capacidades musicais através da música de conjunto, fruindo assim dos seus inquestionáveis benefícios, aliados ao prazer de “fazer” música. Faz parte dos objetivos dos professores de Educação Musical desta escola, fomentar o gosto pela música e a prática musical, contribuir para a criação de um público cada vez mais esclarecido e conhecedor, para o bem-estar de toda a comunidade educativa na escola e, em suma, para o crescimento desta instituição no seu todo.

Este grupo já se apresentou em público inúmeras vezes, sempre com programas diversificados, quer por iniciativa dos professores responsáveis, quer a convite de instituições.

Esta atividade tem sido apoiada, incondicionalmente, pela direção da escola, tanto a nível logístico, como em termos pedagógicos. É de salientar que, em consequência da implementação deste projeto, já surgiu outro - “Ateliês de instrumento” que proporciona aos alunos a aprendizagem de um instrumento, o que contribui também para um melhor desempenho no trabalho de conjunto realizado na própria orquestra.