Clube Europeu Sophia

O Clube Europeu tem o prazer de receber a escritora Ana Oliveira e a ilustradora Helena Veloso, esta sexta-feira, dia 5 de Abril.

Será feita, aos alunos das turmas do sétimo C e do oitavo C, desta escola, a apresentação do livro intitulado Do Cinzento ao Azul Celeste.

Trata-se de uma bela estória, para os mais novos, sobre Portugal antes e depois do 25 de Abril, onde se fala da escola e dos professores; da liberdade e da falta dela; dos poetas, da poesia e de livros, escritores e cantores.

O protagonista vai para a escola muito contrariado e pergunta à professora por que motivo são obrigados a completar o nono ano. A resposta da professora é o pretexto para recordar e contar à turma como foi o Portugal cinzento e fechado, numa época em que os meninos não tinham nada, nem iam à escola, porque a miséria era grande e eles eram necessários para trabalhar.

Explica, também, que foi preciso fazer uma revolução para o país mudar de cor e deixar entrar a liberdade.

As ilustrações, coloridas e expressivas, de Helena Veloso, procuram dar conta das realidades históricas retratadas, cristalizando motivos e imagens marcantes dos dois momentos que o livro recria.

O livro pretende sensibilizar as crianças para a importância da liberdade e da democracia.

No início desta actividade serão lidos pelos alunos poesias da escritora Sophia de Mello Breyner no âmbito da comemoração do centenário do seu nascimento.